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Aulas de Meditação Ponta Grossa, Paraná

Esta página disponibiliza informações sobre a meditação, os benefícios que ela traz e uma lista de empresas e profissionais especializados no assunto na cidade de Ponta Grossa. Encontre abaixo empresas e profissionais da região de Ponta Grossa que oferecem diversos produtos e serviços relacionados e ainda esclareça suas dúvidas sobre as alterações nas funções do cérebro causadas pela meditação.

Maria Helena Chiaradia Dall Alba
(45) 3025-4796
Rua Antônio Raposo 406 sl 702
Rio de Janeiro, Paraná
Especialidade
Psicologia

Dados Divulgados por
Fernanda Ceni Scolaro
(46) 3242-2800
Rua Pe Diogo A Feijó 800
Rio de Janeiro, Paraná
Especialidade
Psicologia

Dados Divulgados por
André Mulaski Junior
(42) 3224-4314
Rua 15 de Novembro 512 s 104
Ponta Grossa, Paraná
Especialidade
Psicologia

Dados Divulgados por
Sara S Soriano
(42) 3222-6568
Av Bonifácio Vilela 473 sl 1
Ponta Grossa, Paraná
Especialidade
Psicologia

Dados Divulgados por
Fabiana M. P. Brêga Psicológa
(42) 3025-7606
Av Bonifácio Vilela 473 sl. 5
Ponta Grossa, Paraná
Especialidade
Psicologia

Dados Divulgados por
Márcia R Q Santos
(45) 3524-3130
Av Sílvio Américo Sasdelli 2179 s 3
Foz Do Iguacu, Paraná
Especialidade
Psicologia

Dados Divulgados por
Márcia Regina Queiroz dos Santos
(45) 3524-3130
Av Sílvio Américo Sasdelli 2179 s 3
Foz Do Iguacu, Paraná
Especialidade
Psicologia

Dados Divulgados por
Simone Vian
(42) 3224-8499
Rua Rodrigues Alves 909
Ponta Grossa, Paraná
Especialidade
Psicologia

Dados Divulgados por
Lúcia M Coimbra
(42) 3225-2153
Rua Cel Dulcidio 1317 s 33
Ponta Grossa, Paraná
Especialidade
Psicologia

Dados Divulgados por
Sônia Regina Lyra
(41) 3256-8862
Rua Fernando Cretella 84
Rio de Janeiro, Paraná
Especialidade
Psicologia

Dados Divulgados por
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Mudanças “internas” do meditador

Por Roberto Cardoso

Praticada apenas de forma eventual, a meditação terá efeitos muito próximos às técnicas de respiração e/ou relaxamento. No entanto, ao manter a prática regular, o meditador conhece algumas mudanças, que envolvem a esfera emocional, cognitiva e comportamental. Hoje, falaremos sobre este cenário.

Muitos trabalhos de pesquisa, estudando a meditação, mostraram que apenas a prática regular trará os resultados benéficos que são classicamente associados a este método.

Também percebemos isso em nossa tese de Doutorado, quando trabalhamos com grávidas, e os efeitos psicofísicos exigiram um mínimo de cinco práticas semanais para que acontecessem.Não quero dizer que não adianta meditar, por exemplo, uma ou duas vezes por semana. Algum efeito ocorrerá. Acontecerá um relaxamento psicofísico, que levará a um estado que o grupo de pesquisadores de Harvard cunhou como “resposta de relaxamento”. Esta condição leva à redução da freqüência cardíaca, queda da freqüência respiratória, relaxamento muscular, menor gasto de energia, dentre outras alterações.

Contudo, esse estado específico pode ser desencadeado não apenas pela meditação, mas também por outras intervenções tais como as técnicas de relaxamento, as técnicas respiratórias, exercícios de imaginação criativa, dentre outros.

Ao meditar regularmente, não somos apenas beneficiados pela “resposta de relaxamento”.

Vamos um pouco além. Surgem alterações no funcionamento do cérebro que reduzem a resposta de stress desnecessária, e depois alterações que podem alterar as funções cognitivas, a nossa “maneira de pensar”. Além disso, algumas outras mudanças envolvem a performance de nossos pensamentos e emoções.Que alterações seriam essas? Vou tentar, aqui, apresentá-las na ordem em que costumam aparecer naqueles que orientei, ou que freqüentaram meus cursos e workshops.

Ao se meditar pela primeira vez, caso se tenha recebido instrução técnica adequada , a primeira satisfação consiste em perceber que é possível meditar; que meditação não é algo impossível, tal como “sente, fique quieto e procure não pensar em nada”. O aprendiz percebe que existe uma técnica, e que esta técnica é perfeitamente passível de execução.Em seguida, ainda na primeira ou, no máximo, na segunda experiência meditativa, ...

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